CONCURSO INOVAR PELA ÉTICA NO DESPORTO 

inovar.etica.desporto.2019_site


PARCEIROS:    
DE.png          PNED.png            IPDJ.jpg

11-Digital_PT_4C_H_FC_MEduc_DGE.jpg

 

> TEMA DO CONCURSO
A Violência Sexual no Desporto: Prevenir para Proteger

 

> APRESENTAÇÃO
A qualidade da experiência desportiva depende de vários fatores, nomeadamente a qualidade dos vínculos estabelecidos entre os atletas e outros agentes desportivos. O assédio e o abuso sexual no desporto baseiam-se numa dinâmica de poder abusiva, e põem em causa a assunção básica que o desporto é um bem-social. Nas últimas décadas, várias entidades desportivas ao nível internacional focaram a sua atenção nos Direitos Humanos dos atletas, tendo contribuído para o desenvolvimento de políticas que visam a sua proteção e bem-estar. O que é o assédio e o abuso sexual? Que políticas existem em Portugal e qual a sua efetividade? Quais os desafios no desenvolvimento de programas de prevenção? O que se está a fazer e ainda pode ser feito nas aulas de Educação Física?

 

> OBJETIVO
O objetivo do presente concurso é desenhar um projeto com propostas sobre: Onde e como se deverá iniciar a prevenção da violência sexual no desporto? De que forma as aulas de Educação Física podem ter importância neste processo? Qual o papel do Professor de Educação Física? Que contributo podem dar os alunos?

 

> DESTINATÁRIOS
Equipas de dois ou três estudantes e um professor do ensino secundário ou profissional.

 

> REGULAMENTO
Clica aqui para consultar o regulamento onde encontras toda a informação necessária sobre o concurso.



 > ELABORAÇÃO DO PROJETO
Consulta aqui todas as indicações para a elaboração do projeto. 


>
ESCLARECIMENTOS
frederico.raposo@universidadeeuropeia.pt

 

> CALENDÁRIO

21 de fevereiro de 2020
Data limite para submissão dos projetos desenvolvidos pelos estudantes

08 de abril de 2020
Divulgação dos resultados dos vencedores da 1ª fase do concurso (15 melhores equipas)

08 de maio de 2020
Apresentação final dos projetos das 15 equipas vencedoras da 1ª fase.

08 de maio de 2020
Divulgação das equipas vencedoras do concurso (após a apresentação final)

 

> PRÉMIOS

Aos autores dos projetos classificados nos três primeiros lugares do Concurso, o Júri atribuirá os seguintes prémios:

1º Classificado: Certificado e uma bolsa de estudo em licenciaturas da área científica de Desporto da Universidade Europeia (Ciências do Desporto e da Atividade Física, ou Gestão do Desporto) no valor de 50% das propinas da totalidade do curso;

2º Classificado: Certificado e uma bolsa de estudo em licenciaturas da área científica de Desporto da Universidade Europeia (Ciências do Desporto e da Atividade Física, ou Gestão do Desporto) no valor de 25% das propinas da totalidade do curso;

3º Classificado: Certificado e uma bolsa de estudo em licenciaturas da área científica de Desporto da Universidade Europeia (Ciências do Desporto e da Atividade Física, ou Gestão do Desporto) no valor de 10% das propinas da totalidade do curso.

O benefício da bolsa de estudo ocorre apenas no caso de matrícula na Universidade Europeia nas referidas licenciaturas, com um prazo de ativação de 3 anos. Não haverá lugar a outro tipo de beneficiação da respetiva bolsa.

Faz aqui a inscrição no concurso