CONCURSO INOVAR PELA ÉTICA NO DESPORTO 

Concurso Inovar pela Ética no Desporto

PARCEIROS:    
DE.png          PNED.png            IPDJ.jpg

11-Digital_PT_4C_H_FC_MEduc_DGE.jpg

 

> TEMA DO CONCURSO

(Re)educando os pais no Desporto

 

> APRESENTAÇÃO

Um dos pilares essenciais para o desenvolvimento desportivo são os pais. Eles são responsáveis por acompanhar a participação dos filhos em treinos e competições, sendo o seu maior apoio emocional nos bons e maus momentos. Não obstante do papel dos pais ser fundamental, ele não deve ser confundido com o papel do treinador. Produto do ambiente competitivo que caracteriza o desporto, alguns pais excedem as suas competências e fornecem instruções de natureza técnico-tática aos seus filhos no decorrer da competição, sobrepondo-se às competências do treinador. E muitas vezes os comentários dos pais no decorrer e no final da competição são contraditórios ao do treinador. As crianças são expostas a um dilema de autoridade não tendo a maturidade suficiente para perceber a quem devem atender em cada contexto, confundindo a autoridade de casa com a do clube. Ainda para mais, muitos dos comentários proferidos publica e privadamente pelos pais são negativos relativamente à participação desportiva de outros companheiros e/ou adversários de competição. Neste último caso o problema excede a relação pai-filho, atingindo uma proporção maior no clube. Tradicionalmente têm-se registado conflitos entre pais e treinadores, e entre pais e pais, que prejudicam o potencial efeito positivo do desporto na educação e formação das crianças.

 

> OBJETIVO
O objetivo do presente concurso é desenhar um projeto de desenvolvimento da participação adequada dos pais na prática desportiva dos seus filhos em contextos de formação desportiva (até aos 12 anos de idade).

 

> DESTINATÁRIOS
Equipas de três estudantes e um professor do ensino secundário.

 

> REGULAMENTO

Clica aqui para consultar o regulamento onde encontras toda a informação necessária sobre o concurso.

 

> CALENDÁRIO

23 de março de 2018
Data limite para submissão dos projetos desenvolvidos pelos estudantes.

6 de abril de 2018
Divulgação dos resultados dos vencedores da 1ª fase do concurso (15 melhores equipas)

4 de maio de 2018
Apresentação final dos projetos das 15 equipas vencedoras da 1ª fase e nomeação das equipas vencedoras do concurso.

 

> PRÉMIOS

Aos autores dos projetos classificados nos três primeiros lugares do Concurso, o Júri atribuirá os seguintes prémios:

  • 1º Classificado: Certificado e uma bolsa de estudo em licenciaturas da área científica de Desporto da Universidade Europeia (Ciências do Desporto e da Atividade Física, ou Gestão do Desporto) no valor de 50% das propinas da totalidade do curso.

  • 2º Classificado: Certificado e uma bolsa de estudo em licenciaturas da área científica de Desporto da Universidade Europeia (Ciências do Desporto e da Atividade Física, ou Gestão do Desporto) no valor de 25% das propinas da totalidade do curso.

  • 3º Classificado: Certificado e uma bolsa de estudo em licenciaturas da área científica de Desporto da Universidade Europeia (Ciências do Desporto e da Atividade Física, ou Gestão do Desporto) no valor de 10% das propinas da totalidade do curso.
O benefício da bolsa de estudo ocorre apenas no caso de matrícula na Universidade Europeia nas referidas licenciaturas, com um prazo de ativação de 3 anos. Não haverá lugar a outro tipo de beneficiação da respetiva bolsa.

Faz aqui a inscrição no concurso