whatsapp

I Congresso de Psicologia e Ciências da Saúde da Universidade Europeia

Novas Tecnologias e Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades na Saúde e Desenvolvimento Humano

A Universidade Europeia, a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e o Pólo de Investigação CIDESD-UEuropeia convida-o para o I Congresso de Psicologia e Ciências da Saúde intitulado Novas Tecnologias e Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades na Saúde e Desenvolvimento Humano.

A iniciativa visa reunir investigadores, docentes, estudantes e público em geral para partilhar e discutir os desafios e oportunidades associados à utilização de novas tecnologias nas áreas da Saúde e do Desenvolvimento Humano. O congresso incluirá:

- Apresentações de investigadores convidados nacionais e internacionais;

- Mesas-redondas;

- Sessões de apresentação de posters, com atribuição de prémios para os três melhores trabalhos.

A entrada é gratuita, embora sujeita a inscrição por motivos de espaço.

Comissão organizadora

Lisa Roque

Presidente

Universidade Europeia

    Maria Rita Albergaria

    Universidade Europeia

      Miguel Nery

      Universidade Europeia

        Inês Ferreira

        Universidade Europeia

          Comissão científica

          • Presidente: Teresa Santos, Universidade Europeia

          • Sandra Martins, Universidade Europeia

          • Francisco Valente Gonçalves, Universidade Europeia

          • Paulo Ferrajão, Universidade Europeia

          • Joaquim Soares, Universidade Europeia

          • Paulo Moreira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

          • Ivone Patrão, ISPA-Instituto Universitário

          • João Salgado, Universidade da Maia

          • Maria da Graça Proença Esgalhado, Universidade da Beira Interior.

          Programa

          DIA 1: Sexta feira, 31 de OUTUBRO de 2025

          • 09h00-09h30 | Registo e receção (entrada do Auditório)
          • 09h30 – 09h45 | Sessão de Abertura (Auditório)

          Hélia Gonçalves Pereira, Magnífica Reitora da Universidade Europeia.

          • 09h45 – 11h00 | Mesa redonda: Novas Tecnologias e Inteligência Artificial: Impacto na Saúde e Mudança Comportamental (Auditório)

          Moderador: André Silva, Universidade Europeia.

          Rita Veloso, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa.

          Marta Marques, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa.

          Alberto Alves, Diretor-adjunto do Programa Nacional para a área da Promoção da Atividade Física, Universidade da Maia

          Belén Rando, Instituto Superior das Ciências Sociais e Políticas

          – Centro de Administração e Políticas Públicas.

          • 11h00 – 11h30 | Coffee-break
          • 11h30 – 12h30 | Keynote speakers:  Impacto Neuropsicológico da Exposição às Novas Tecnologias em Adolescentes (Auditório)

          Pedro Aires Fernandes, Psicólogo, Psicoterapeuta e Coach Parental.

          Ivone Patrão, ISPA-Instituto Universitário.

          • 12h30 – 14h00 | Almoço 
          • 13h00-14h00 | | Sessão de posters (Sala de Atos)
          • 14h00 – 15h00 | Keynote speaker: AI training system for trainees in clinical psychology  (Auditório)

          Stéphane With, Université de Genève.

          • 15h00 - 16h00 | Sessão de posters e Coffee-break (Sala de Atos)
          • 16h00 – 17h30 | Mesa redonda: Benefícios da Arte e Tecnologia na Intervenção em Saúde (Auditório)

          Moderadora: Teresa Santos, Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia

          João Bernarda, Coordenador do Mestrado em Design de Produto, do Espaço e de Interações, IADE.

          Hugo Ferreira, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

          Ricardo Mena, Coordenador da Pós-Graduação Online em Health-Care Marketing & Innovation, IPAM. Coordenador do Programa Avançado em Comunicação Integrada em Saúde, IPAM.

          Nuno Faleiro, Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta, Hospital Júlio de Matos, Programa Rádio Aurora-A Outra Voz.

          • 17h30-17h45 | Sessão de encerramento do 1º dia (Auditório)

          Sandra Martins, Diretora do Pólo de Investigação CIDESD-UEuropeia.

          ───────────────────────────────────────────────────────────────────────────────

          DIA 2: Sábado, 01 de NOVEMBRO de 2025

          • 09h00 – 10h00 | Sessão de Posters (Sala de Atos)
          • 10h00 – 11h00 | Keynote speaker: Inteligência Artificial e desafios na prática da Psicologia em Portugal (Auditório)

          Francisco Valente Gonçalves, Universidade Europeia

          • 11h00 - 12h15 | Sessão de posters e Coffee-break (Sala de Atos)
          • 12h15 – 12h30 | Atribuição dos prémios de melhor poster (Auditório)

          Teresa Santos, Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia

          • 12h30-12h45 | Sessão de encerramento (Auditório)

          Paulo Vieira, Vice-Reitor da Universidade Europeia.

          Resumos

          Convidam-se os estudantes, profissionais e membros da comunidade científica a submeter os seus resumos até ao dia 08 de Outubro para: congresso.fcs@universidadeeuropeia.pt.

          Os resumos devem ser redigidos em língua inglesa, contemplando aspetos das seguintes secções: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, e 5 palavras-chave.

          Devem ter um máximo de 350 palavras (sem incluir o título, autorias e palavras-chave).

          Os resumos aprovados deverão ser convertidos no formato de poster digital, escritos em inglês, contemplando as mesmas secções que o resumo e com as medidas seguintes: 841×1189 mm.

          Os posters terão apresentações de 3 minutos cada um, perante um Júri, seguidos de um período de 3-5 minutos para colocação de perguntas e respostas. A apresentação poderá ser feita em Português ou Inglês.

          Datas importantes para autores:

          • Submissão de resumos: Até 08 de Outubro
          • Resposta aos autores: Até 22 de Outubro

          Prémios

          No final do evento, haverá lugar à atribuição de prémios para os três melhores posters, em cheques brinde:

          • 1º prémio (250 euros)
          • 2º prémio (125 euros)
          • 3º prémio (75 euros)

          CIDESD-UEuropeia

          O CIDESD-UEuropeia trata-se de uma unidade de investigação técnico-científica aplicada, interinstitucional e multidisciplinar, focada nas áreas das Ciências da Saúde, Psicologia, Ciências do Desporto e Desenvolvimento Humano.

          O CIDESD-UEuropeia, com sede na Universidade Europeia em Lisboa, assume-se como um pólo de investigação do CIDESD – Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development, sediado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real).

          Fundado em 2007, o CIDESD emerge através de um consórcio, do qual fazem parte sete universidades portuguesas e universidades técnicas, distribuídas pelo país. Para além disso, conta com uma vasta rede nacional e internacional, com acordos bilaterais com aproximadamente 50 instituições reconhecidas internacionalmente e parcerias com mais de 20 organizações não académicas, nas áreas da saúde, alto-rendimento desportivo e tecnologia aplicada ao desporto.

          A criação do pólo de investigação CIDESD-UEuropeia, em 2024, tratou-se de um passo fundamental para o desenvolvimento de uma visão cada vez mais integrativa e multidisciplinar por parte do CIDESD. Com isso, passou a integrar no seu plano de investigação temas relacionados com as ciências psicológicas e do comportamento, nomeadamente, gestão psicológica do rendimento desportivo, tanto a nível individual como organizacional; personalidade e diferenças individuais; fatores psicossociais de risco, associados ao bem-estar físico e psicológico, e às diferentes vertentes do alto rendimento; educação para a saúde e estilos de vida mais saudáveis; e o papel mediador das novas tecnologias e da inteligência artificial na melhoria da saúde e desempenho dos indivíduos.

          Para mais informações sobre o CIDESD-UEuropeia, visite a página: https://www.europeia.pt/investigacao/centros-investigacao-cidesd/

          Logótipo Cidesd

          Local do congresso

          O Congresso terá lugar na Universidade Europeia, no Campus da Quinta do Bom Nome, em Carnide, Lisboa.

          A Universidade Europeia trata-se de uma instituição privada de ensino, em Lisboa, Portugal. Com uma oferta educativa completa, tanto em formato presencial ou online, conferimos graus académicos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, e ainda disponibilizamos vários programas de Formação de Executivos, em diversas áreas como Gestão, Direito, Psicologia, Recursos Humanos, Turismo e Gestão Hoteleira, Desporto e Ciências da Saúde. Através do IADE, que faz parte da Universidade Europeia, oferecemos também programas nas áreas do Design, Marketing, Publicidade, Comunicação, Fotografia, Tecnologia e Engenharia.

          A Universidade Europeia diferencia-se pelo seu Modelo Académico inovador, centrado no estudante e baseado na aprendizagem experiencial, capacitando-os para uma aprendizagem ativa através da resolução de problemas de cenários reais, raciocínio crítico e reflexivo. Esta aprendizagem é possível através da aplicação de um conjunto de cenários de aprendizagem inovadores e diferenciadores: CBL (Challenge-Based Learning), PBL (Problem-Based Learning), SBL (Simulation-Based Learning) e RBL (Research Based-Learning). O papel do professor no Modelo Académico é o de acompanhar o estudante durante todo o seu percurso, guiando-o pelas diferentes metodologias de aprendizagem, garantindo o desenvolvimento de competências e dos valores presentes na nossa visão de um mundo globalizado.

          Para mais informações sobre o modelo académico da Universidade Europeia visite a página: https://www.europeia.pt/sobre-ue/modelo-academico/

          Como chegar

          O Campus da Quinta do Bom Nome, está localizado em Carnide, garantindo fácil acesso para quem quer deslocar-se de transportes públicos ou com o seu próprio veículo.

          Metro: Estação de Carnide (Linha Azul)

          Carris: 726, 729, 768, 202, 210, 205, 213, 143, 128, 165

          De carro: Coordenadas GPS 38°45'36.0"N 9°11'24.0"W

          Parque de estacionamento subterrâneo disponível e opções de estacionamento próximo disponíveis nas imediações do Campus.

          Onde ficar

          IBIS STYLES Lisboa Centro Marquês de Pombal

          300 metros da estação de metro do Marquês de Pombal, Linha Azul.

          Hotel HF Fénix

          100 metros da estação de metro do Marquês de Pombal, Linha Azul.

          CORINTHIA HOTEL

          600 metros da estação do Metro da Praça de Espanha, Linha Azul