ue-iade-ipam

ORADORES - FORUM ALPHA 2016

  


oradores-01.jpg

Manuel Caldeira Cabral - Ministro da Economia


Manuel Caldeira Cabral nasceu em Lisboa, em 1968.
É Deputado do Partido Socialista eleito por Braga, desde Outubro de 2015.
É Professor de Economia da Universidade do Minho, desde 2004.
Escreve uma coluna quinzenal no Jornal de Negócios, desde 2007.
Foi representante o Partido Socialista na negociação do quadro comunitário de apoio 2020 (2013-2014).
Foi Investigador visitante do Departamento de Investigação de Comércio e Integração Económica do Banco Mundial, em Washington, em 2012, em licença sabática.
Foi Assessor Económico do Ministro de Estado e das Finanças do XVIII Governo, entre 2009 e 2011 e Assessor Económico do Ministro da Economia e Inovação do XVII Governo (em 2009).
Foi membro do Conselho para a Promoção da Internacionalização (2010 e 2011) e da Rede coordenadora da estratégia Europa 2020 (2010 e 2011).
Foi avaliador do Open Budget Questionaire de Timor Leste (2010, 2011, 2012 e 2013) para a International Budget Partnership.
Foi Cooperante do programa da Fundação das Universidades Portuguesas em Timor Leste (em 2004 e 2007).
Trabalhou como investigador em tempo integral no Departamento de Economia da Universidade de Nottingham, como estudante de Doutoramento, com uma bolsa de Doutoramento Praxis XXI.
Foi assistente do Departamento de Economia da Universidade do Minho, até concluir o Doutoramento.
Foi assessor na Associação Portuguesa de Seguradores (1991-1992).
Foi Jornalista do Diário Económico e Semanário Económico, como trabalhador estudante (1988-91). 

 


oradores-02.jpg

João Maia - Controler da APICCAPS - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos Pele e seus Sucedâneos


A APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos é uma associação empresarial de âmbito nacional com sede no Porto, fundada em 1975 e que representa os seguintes sectores de atividade:
  • Indústria de calçado
  • Indústria de componentes para calçado
  • Indústria de artigos de pele (malas, carteiras, luvas, cintos, etc.)
  • Indústria e comércio de equipamentos para os sectores antes referidos

A APICCAPS conta também com a participação, como membros contribuintes, de empresas cuja atividade está relacionada com os setores que representa.

Principais áreas de intervenção:

  • Internacionalização
  • Estudos, Projetos e Consultadoria
  • Assistência Técnica
  • Informação
  • Formação
  • Contratação Coletiva
  • Tecnologia, Qualidade e Ambiente
  • Inovação

Propriedade Industrial e Desenvolvimento Sustentado




oradores-03.jpg

Fátima Lopes - Fashion designer


A mais internacional dos designers portugueses, natural do Funchal, Madeira, onde nasceu em 1967, cria a sua etiqueta em 1992, data a partir da qual apresenta as suas colecções com regularidade.

A partir de 1994 passa a apresentar as suas colecções em Paris, onde inaugura a sua primeira loja, na Rue de Grenelle.

A par das suas linhas de pronto a vestir, tem vindo a desenvolver linhas de calçado, marroquinaria, óculos, porcelanas (em colaboração com a SPAL) e joalharia (em parceria com a multinacional “Ezzedine Diamants”). 

 


oradores-07.jpg

Inácio Ribeiro - Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras


Felgueiras, terra de exceção, marcada pelo seu povo trabalhador, pela sua invulgar capacidade empreendedora, pela produção de mais cinquenta por cento da exportação nacional de calçado, pela produção de um terço dos melhores vinhos verdes da região, pelos lindos bordados, pelo património cultural e edificado, pelas suas tradições religiosas e culturais, pela beleza natural que, de vales e pequenos montes, em tudo se assemelham a uma concha de raros encantos e valor. 

 


oradores-05_SergioCunha_Nobrand.jpg

Sérgio Cunha - NOBRAND


Ter a capacidade de estar permanentemente a reinventar os clássicos é uma das mais importantes características da Nobrand. Tendo um pé no passado e um pé no futuro, a Nobrand contínua a criar novos estilos sem nunca subestimar os antigos. Sapatos portugueses únicos, feitos à mão com amor e carinho. E muita atitude!

A Nobrand tem-se constituído, ao longo de 25 anos, como um dos grandes agentes de mudança da indústria de calçado em Portugal. De espírito jovem, moderno e irreverente, a Nobrand desde cedo se revelou uma das mais fortes marcas do setor de calçado em Portugal. Atualmente, a Nobrand não só prestigia toda uma indústria constituída por 1300 empresas e responsável por mais de 35 000 postos de trabalho, como é um dos grande embaixadores de Portugal na Europa e no mundo. 

 


oradores-05.jpg

Pedro Olaio - LABUTA


Labuta: luxo e conforto em calçado artesanal que visa homenagear profissões árduas.

Esqueça a ideia de que o calçado para ser confortável tem de ser feio. A prova de que o conforto combina com estética foi dada pela Labuta, uma marca que visa criar, para os homens e mulheres calçado idêntico ao que outrora era usado por quem tinha profissões desgastantes. Todo o processo de fabrico é manual, feito por artesãos o que torna ainda mais português as peças da Labuta.
Pedro Olaio o fundador da Labuta

 


oradores-06_PedroSousa_EasyJet.jpg

Pedro Sousa - SNEAKAIR | EasyJet


Sneakair, ténis da EasyJet que orientam os turistas.
Pedro Sousa, Diretor de Marketing da EasyJet em Espanha, apresenta os ténis inteligentes que se conectam ao telemóvel e vibram para indicar ao utilizador se deve virar à direita ou esquerda para chegar ao seu destino.

Pedro Sousa, 35 anos. Assumiu o cargo de Diretor de Marketing há cerca de 1 ano e meio, mas integra a equipa de Marketing da easyJet para Portugal e Espanha desde 2012 (4 anos). Anteriormente foi International Product Manager na Buongiorno (cerca 4 anos), esteve cerca de 1 ano na Zed e foi Coordenador de Publicidade on-air para Portugal do Disney Channel. Vive em Madrid. É licenciado pelo Instituto Politécnico de Lisboa em Marketing e Publicidade. 

 


oradores-08.jpg

Inês Caleiro - GUAVA


Inês Caleiro é a cara por detrás da marca Guava e uma verdadeira empreendedora de sucesso. Estudou Design, Joalharia e Design de Moda no IADE. De passagem pelos EUA trabalhou em mobiliário de luxo mas nunca deixou de desenhar sapatos. Quando se apercebeu de que já tinha esboçado uma colecção digna de ver a luz do dia, começou a fazer contactos e, antes mesmo de regressar a Portugal, já a fábrica Petasil, em São João da Madeira, aceitara abraçar o projeto. A primeira colecção de sapatos Guava foi lançada para a estação Outono/Inverno de 2011 e conta com duas nomeações para os Fashion Awards em 2011 e 2012.

A Guava é assim uma marca portuguesa de calçado regida pela paixão das formas arquitetónicas inspiradas nas assimetrias e na emoção das cores vibrantes. O seu design é a fusão entre a sedução geométrica, a experiência urbana e uma nova perspetiva de design. Todas as peças são construídas por artesãos portugueses que aplicam a sua perícia e experiência na realização dos elementos mais delicados que constituem a perfeição e qualidade de cada par. A sustentabilidade é sempre uma preocupação da marca no que toca a materiais.



Joana Lemos

Joana Lemos - FREAKLOSET XPERIMENTAL


Founder, Creative Director and CEO of Freakloset, a premium portuguese brand of hand-made customized footwear, with an innovative concept behind it. Through our unique 3D online platform, much simpler and faster, you’ll be able to customize four essential parts of the shoe.

But don't take my word for it: give it a try at www.freakloset.com