Comunicados de Imprensa

22-11-2018 15:39

Professores da Universidade Europeia criamAssociação Portuguesa dos Fisiologistas do Exercício


Dois professores de Desporto da Universidade Europeia, Frederico Raposo e Sandra Martins, ajudaram a fundar a APFE - Associação Portuguesa dos Fisiologistas do Exercício, na qual fazem parte da Direcção.

A APFE – Associação Portuguesa dos Fisiologistas do Exercício, pessoa coletiva, independente e sem fins lucrativos, foi fundada com a finalidade de apoiar os Fisiologistas do Exercício, dignificando e valorizando a sua profissão, promovendo também a empregabilidade e o desenvolvimento profissional na área da atividade física, exercício e saúde.

A Universidade Europeia, através da sua licenciatura em “Ciências do Desporto e da Atividade Física” e do mestrado em “Fisiologia do Exercício”, forma profissionais para o mercado de trabalho da Fisiologia do Exercício, na área do Exercício e Saúde e do Treino de Alto Rendimento, em paralelo com outras profissões no setor do Desporto, como Treinador de Desporto e Professor de Educação Física.

Considerando a dimensão e impacto na sociedade do número crescente de ginásios e instalações desportivas, atividades de fitness, atividades desportivas, praticantes, atletas e, consequentemente, de profissionais licenciados que dão resposta às crescentes solicitações do mercado, tornou-se fundamental a criação de uma Associação Profissional, tendo em conta que até ao ano de 2017 não existia nenhuma associação que representasse os Fisiologistas do Exercício em Portugal.

Dada a importância que a prática de exercício e desportiva tem assumido na sociedade, para fazer face aos desafios, tornou-se fundamental criar condições que promovam o incremento da qualidade dos serviços prestados na área do exercício e saúde, tendo sido criada a APFE. Para o futuro, a Associação tem o objetivo da criação de uma Ordem Profissional que regule com autonomia, as condições de acesso e exercício da profissão, de forma a assegurar a qualidade dos serviços prestados.

As áreas de intervenção do Fisiologista do Exercício incluem: Health & Fitness Clubs; Federações, Associações ou Clubes Desportivos; Hospitais, Centros e Clínicas de Saúde Programas na Comunidade; Formação & Investigação; Outdoor & Online; Hotéis e Spas.


AGENDA

Conheça os próximos eventos da Universidade Europeia.

VER AGENDA

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Facebook Feed