Comunicados de Imprensa

25-03-2018 23:00

Universidade Europeia e IPDAL debatem a importância da América Latina para o Mundo


Lisboa, 22 de março de 2018 – A Universidade Europeia e o IPDAL – Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas -, realizam, no dia 28 de março, pelas 16h, no Campus da Quinta do Bom Nome, em Carnide, a conferência “A importância da América Latina para o Mundo”, tendo por base o estudo do espanhol Real Instituto Elcano.


A conferência é presidida por Carlos Duarte, Pró-Reitor da Universidade Europeia e será protagonizada por Carlos Malamud, investigador do Real Instituto Elcano.


“A importância da América Latina para o Mundo” tem como principal objetivo alertar a União Europeia - instituições bem como governos dos estado-membros -, políticos e meios de comunicação social sobre o potencial da América Latina para o desenvolvimento europeu, exponenciando os benefícios da relação bi-regional. De forma a aprofundar estas questões, vão ser analisados dados e correlações que explicam tanto a unidade como a diversidade da América Latina, os seus pontos fortes e, por último, oportunidades de melhoria.


Concluído recentemente, o estudo sugere o desenvolvimento de uma agenda comum (entre a UE e a América Latina), onde se inclua os dois gigantes económicos (EUA e China) e o compromisso da consolidação do Espaço Atlântico.


Após a apresentação do estudo segue-se uma mesa redonda de discussão que conta com a contribuição de Carlos Malamud do Real Instituto Elcano, Paulo Neves - Presidente do IPDAL -, e Elizabeth Accioly, Professora da Universidade Europeia, para debater os principais resultados.

PROGRAMA


Local: Auditório do Campus da Quinta do Bom Nome, Carnide


16h00 – Receção dos convidados


16h15 – Abertura da Conferência
Professor Doutor Carlos Duarte, Pró-reitor da Universidade Europeia


16h30 – “A importância da América Latina para o Mundo” – apresentação do estudo promovido pelo Real Instituto Elcano de Espanha
Professor Doutor Carlos Malamud, Investigador principal do Real Instituto Elcano


17h00 – Mesa Redonda – Debate sobre os resultados do Estudo
Professor Doutor Carlos Malamud, Investigador principal do Real Instituto Elcano
Dr. Paulo Neves, Presidente do IPDAL - Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina
Professora Doutora Elizabeth Accioly – Universidade Europeia


18h00 – Encerramento


AGENDA

Conheça os próximos eventos da Universidade Europeia.

VER AGENDA

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Facebook Feed