Comunicados de Imprensa

01-06-2017 19:14

Voluntários da Universidade Europeia, IADE e IPAM recolhem duas toneladas de lixo do Estuário do Sado


Lisboa, 19 de maio de 2017 – No passado dia 17 de maio, estudantes, professores, colaboradores e parceiros da Universidade Europeia, do IPAM e do IADE- Universidade Europeia juntaram-se para ajudar a eliminar a contaminação do ecossistema das pradarias marinhas do estuário do Sado, provocado pelo plástico introduzido pela comunidade piscatória e lúdica local na prática da mariscagem. Foram recolhidas 1786 embalagens de sal de cinco praias junto ao Estuário do Sado e ainda duas toneladas de lixo diverso.

Realizada em parceria com a Ocean Alive, a iniciativa de responsabilidade social da Universidade Europeia, IPAM e IADE – Universidade Europeia contou com a participação de 300 voluntários que, apoiaram a campanha “Mariscar SEM Lixo” contribuindo de forma simbólica para os objetivos de desenvolvimento sustentável estipulados pelas Nações Unidas, nomeadamente, no que diz respeito à proteção do ambiente e da vida marítima. 

O Dia da Responsabilidade Social da Laureate International Universities em Portugal insere-se num compromisso global do Grupo Laureate em criar impacto positivo na sociedade, incentivando o envolvimento das suas diferentes instituições espalhadas pelo mundo com a resolução de problemas reais das comunidades locais. 

Esta iniciativa, que este ano celebrou a sua 5.ª edição, foi distinguida, em 2015, pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, como uma boa prática de Responsabilidade Social na categoria Voluntariado e, o ano passado, foi selecionada, entre 50 boas práticas universitárias de Responsabilidade Social, como uma das cinco melhores do país, pela Comissão Setorial para a Educação e Formação e pelo Instituto Português da Qualidade. 

Ao longo dos últimos cinco anos, a Universidade Europeia já desenvolveu cinco Projetos de voluntariado distintos, apoiando cinco Entidades diferentes (Santa Cada da Misericórdia da Amadora, Parque Florestal de Monsanto, Tapada Nacional de Mafra e ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (Mata Nacional de Leiria), onde participaram mais de 1000 voluntários, com o apoio de 30 parceiros e patrocinadores. 

A campanha “Mariscar SEM Lixo” tem suscitado uma grande adesão e provocado um impacto considerável na região do Estuário do Sado, contando com o suporte institucional da UNESCO e com o patrocínio da Fundação Oceano Azul/Oceanário de Lisboa. Este ano já foram realizadas várias ações de voluntariado na área, tendo sido recolhidas mais de 28 mil embalagens de sal fino.


AGENDA

Conheça os próximos eventos da Universidade Europeia.

VER AGENDA

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Facebook Feed